Portfólio Planejamento urbano e games no ensino de Geografia
Curso: Geografia
Semestre: 6°/7°
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual PTI) terá como temática:
Planejamento urbano e games no ensino de Geografia. Escolhemos esta temática para possibilitar
a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Por meio da leitura da Situação Geradora de Aprendizagem você deverá desenvolver um texto
de contextualização de um jogo, um glossário contendo conceitos da Geografia para um simulador
de construção de cidades e um texto sobre o uso de games e simuladores no ensino de Geografia.
O jogo abordará o planejamento urbano em um contexto de consolidação de novo país após
uma série de conflitos regionais de natureza étnica.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Você foi convidado para ser colaborador em um projeto de desenvolvimento de um jogo do
tipo simulador cuja temática é planejamento de cidades. Trata-se de uma série já consolidada e que
explora diversos contextos de construção de cidades e nesta nova versão, deverá abordar conflitos
regionais e as possibilidades de criação e administração de cidades em situação de pós-conflitos (no
caso, desagregação de antigos Estados-Nação em novos Estados-Nação, à exemplo do aconteceu nos
balcãs).
A empresa reconhece que o uso de jogos de simulação no ensino não é mais uma tendência,
mas uma realidade e que o uso de jogos como estratégia pedagógica acarreta benefícios para o
processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o trabalho consiste em incorporar conceitos
geográficos sobre conflitos regionais e sobre o urbano, de forma que o jogador tenha a possibilidade
de apreender esses conteúdos de forma lúdica enquanto realiza os objetivos do jogo.
O jogo irá se desenvolver a partir de uma primeira cena que demonstrará os efeitos deletérios
à população urbana em decorrência de um conflito étnico. A partir de então, as escolhas do jogador
deverão solucionar o conflito e, posteriormente, a reconstrução da vida urbana terá início. O objetivo
do jogo é a construção de uma sociedade urbana igualitária, pacífica, onde todos os citadinos
participam das decisões sobre a cidade, ou seja, onde há o direito à cidade. As escolhas erradas do
jogador resultarão em novos conflitos, que podem resultar em insurgência, guerra civil e destruição
da sociedade, ou seja, as escolhas erradas levam ao game over.
A sua tarefa na elaboração do jogo consiste em fazer com que a aplicação dos conceitos
geográficos e de instrumentos previstos na legislação urbanística brasileira sejam aplicados para a
resolução de conflitos regionais e reconstruam a sociedade urbana que foi quase totalmente
destruída.
Dessa forma, conceitos-chave sobre conflitos regionais e sobre o planejamento das cidades
são necessários para que o desenvolvimento do jogo e seu trabalho será de criar de um glossário dos
termos/verbetes mais importantes que serão incorporados ao jogo e subsidiarão as escolhas do
jogador.
O convite que você recebeu para desenvolver este trabalho deve-se à vossa formação
acadêmica, ou seja, você deverá indicar os conceitos geográficos que serão utilizados para que o
jogador cumpra os objetivos. Assim, você não precisa se preocupar com fatores como jogabilidade,
design ou efeitos sonoros, uma vez que o jogo deverá ser elaborado por uma equipe de profissionais.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
A partir da situação geradora de aprendizagem você deve desenvolver um texto inicial, com
uma contextualização e descrição da primeira cena do novo jogo, elaborar um glossário com os
termos/verbetes descritos nas orientações que deverá ser utilizado para subsidiar a elaboração do
jogo e produzir um texto sobre o uso de games e simuladores no ensino de Geografia.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Este trabalho tem como objetivo avaliar a compreensão dos alunos acerca dos conteúdos
referente às disciplinas do semestre, realizando a criação de um glossário a ser utilizado em um jogo
educativo sobre conflitos regionais e planejamento urbano, como descrito na Situação Geradora de
Aprendizagem, portanto, o mais importante na confecção do desse trabalho é a consistência teórica
acerca dos temas pertinentes à geografia.
1o PASSO – Contextualizar o Jogo
Como o jogo consiste em reconstruir a vida urbana de uma localidade que foi acometida por
um conflito regional, a primeira coisa que você deverá fazer é introduzir o jogador à história. Para
tanto, o jogo se iniciará com um texto, que narra os acontecimentos e as consequências do conflito.
Assim, você deverá ser criar um texto curto (aproximadamente 2.000 caracteres sem espaço)
explicando as causas do conflito e as consequências à população – lembre-se que para que o jogo
tenha continuidade a vida urbana necessariamente precisa ter sofrido consequências graves. Crie
uma situação hipotética, fantasiosa se desejar, mas que tenha correspondente com acontecimentos
reais. Por exemplo: uma sociedade harmônica, onde viviam centenas de milhares de pessoas em
cooperação foi visitada por desbravadores vindos de longe e esses desbravadores passaram a
diferenciar as pessoas pelo tamanho de seus dedos: aqueles que tinham dedos longos eram mais
aptos ao trabalho, e teriam sido enviados pelos deuses para realizar melhoras na sociedade; as
pessoas de dedos curtos eram um erro da criação divina, portanto deveriam ser exterminadas. Assim,
se sucedeu em um longo conflito, no qual até mesmo membros da própria família passaram a se
perseguir e se matarem, o que resultou em uma destruição da vida urbana (apesar de suas grandes
diferenças, esse cenário apresenta certo paralelo com o genocídio de Ruanda).
O jogo deverá começar após o cessar-fogo entre as partes, com os grupos do conflito muito
prejudicados.
2o PASSO – Primeira Cena
Nesta etapa você deverá descrever como é paisagem urbana do jogo em seu início, ou seja,
como é o urbano do local após o conflito. Como, por exemplo, suas cores, suas ruas, as construções,
os prédios públicos, as áreas comuns….
Além da paisagem, descreva sucintamente o espaço urbano, ou seja, como é a vida urbana
no local? Assim, neste ponto, analise os fixos e fluxos dessa vida urbana hipotética.
3o PASSO – Glossário
No decorrer do jogo o jogador deverá escolher quais políticas/instrumentos deverão ser
utilizadas para a reconstrução da vida urbana. Esses instrumentos serão apresentados na tela com
suas definições e a utilização correta deles, em momentos apropriados, farão com que melhore a
vida dos cidadãos e o jogador ganhe pontos. As escolhas erradas, por sua vez, terão efeito contrário,
podendo levar ao game over.
Não se preocupe quanto a utilização as políticas/instrumentos para a continuidade do jogo,
esse papel é do roteirista. A você cabe as definições, de modo didático, pois o jogo é direcionado aos
estudantes da educação básica, portanto você necessita entender e reescrever os conceitos, lembre-
se de colocar a referência do local em que o conceito foi consultado.
Cada verbete deve possuir de 150 a 600 caracteres (sem espaços)