Portfólio A abordagem de aspectos relacionados ao discurso literário, suas características temáticas, discursivas e históricas
Curso: Letras
Semestre: 7° e 8°
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática a
abordagem de aspectos relacionados ao discurso literário, suas características temáticas, discursivas
e históricas.
A escolha dessa temática foi realizada com o intuito de possibilitar a aprendizagem
interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas do semestre recorrente.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar
um Plano de Aula, tendo como foco o trabalho com a leitura literária, seus aspectos temáticos,
discursivos e históricos em meio ao contexto proposto.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Para refletir sobre a atuação do professor de Língua Portuguesa e de Literatura no Ensino
Médio, tome como exemplo o caso que apresentaremos a seguir.
Gisele é professora de Língua Portuguesa de uma escola da rede pública do interior do país.
No início do ano letivo, ela assumiu todas as turmas de Ensino Médio, no período matutino. Gisele
sentiu que o desafio seria grande, pois era a primeira vez que trabalhava com turmas de Ensino
Médio, visto que, desde o início da carreira, estava acostumada a interagir com alunos dos anos finais
do Ensino Fundamental.
Nas primeiras aulas ministradas, percebeu que lidava com turmas bastante heterogêneas e
começou a buscar um ponto em comum entre esses alunos, para que pudesse preparar aulas
prazerosas e que tivessem bons resultados, considerando as orientações dos documentos oficiais
voltados à educação.
Certo dia, observando um grupo de alunos do 3o ano do Ensino Médio em uma atividade de
leitura literária, notou que eles gostavam de ler temas específicos como, por exemplo, o amor. Assim,
teve a ideia de aliar a leitura de obras literárias com esse tema, de modo que os alunos pudessem
dar atenção ao discurso literário, considerando as estratégias de cada autor no tratamento do tema.
De igual modo, com essa atividade, ela também percebeu que poderia aliar aspectos da
análise do discurso que seriam trabalhados no bimestre, visto que esse objeto de conhecimento
constava no planejamento integrado à disciplina de Língua Portuguesa.
Lembrou-se, então, de que já tinha trabalhado com eles o poema “Soneto do Amor Total”, de
Vinicius de Moraes, e acreditou ser possível trazê-lo para a sala de aula e trabalhar com os objetos
de conhecimento propostos, antes de adentrar às especificidades dos textos da literatura inglesa,
que também passariam a fazer parte desse contexto.
Gisele, animada com a proposta, procurou elaborar um plano de aula a fim de descrever os
objetos de conhecimento que seriam trabalhados e de que maneira iria desenvolvê-los. Buscou ajuda
em textos sobre a leitura literária na escola, como ensinar literatura e abordar as especificidades do
texto literário, bem como aspectos relacionados ao discurso literário, suas características temáticas,
discursivas e históricas.
Após as leituras iniciou a elaboração do plano de aula.
Situação-problema:
Para realizar essa Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI), você deve se colocar na
situação da professora Gisele e elaborar um Plano de Aula para uma turma de 3o ano do Ensino
Médio, aliando a leitura do texto literário aos aspectos temáticos, discursivos e históricos
relacionados ao contexto proposto.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Desse modo, o Plano de Aula que você irá elaborar deverá levar em conta esse cenário
desafiador e propor um trabalho que considere o poema “Soneto do Amor Total”, de Vinicius de
Moraes, e a análise dos aspectos temáticos, discursivos e históricos dessa obra.
1. Inicialmente, ler o poema “Soneto do Amor Total”, de Vinicius de Moraes.
MORAES, Vinicius de. Soneto do amor total. In: Livro de sonetos. Rio de Janeiro. Livros de
Portugal, 1957, p. 73. (ANEXO 1)
2. Reflita sobre estes questionamentos:
• Como o autor em questão trabalha o tema do amor?
• Quais aspectos da história da Língua Portuguesa se apresentam no contexto dessa obra do
século XX?
• De que forma o eu lírico constrói o discurso em relação à temática explorada?
• Qual a especificidade temática, discursiva e histórica do texto?
3. Para aprofundar suas reflexões, leia os textos indicados a seguir:
• Artigo: “Discurso e amor: a esfera da intimidade e suas manifestações na literatura”.
MORAES, Vera L. A. de. Discurso e amor: a esfera da intimidade e suas manifestações na
literatura. Revista de Letras (UFC) N.27 – Vol. 1/2 – jan/dez. 2005. (ANEXO 2)
• Artigo: “As abordagens do sentimento amor nas criações dos sonetos de Vinicius de
Moraes”.
COSTA, Noemy Oliveira Cardoso. Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de
Curso, orientado pela Prof.a Dr.a Maria Imaculada Cavalcante, da Universidade Federal de
Goiás, Regional Catalão. (ANEXO 3)
• Artigo: “Poesia e autoria: a voz que fala no eu-lírico”.
BRISOLARA, Valéria Silveira; MEDINA, Roberto. Poesia e autoria: a voz que fala no eu-lírico.
Disponível em:
https://www.uniritter.edu.br/uploads/eventos/sepesq/x_sepesq/arquivos_trabalhos/29
66/495/682.pdf. Acesso em: 25 jun, 2022. (ANEXO 4)
• Diretriz: Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília,
MEC/CONSED/UNDIME, 2018. (ANEXO 5)
Além desses textos sugeridos, você pode também reler os materiais das disciplinas para a
elaboração da proposta. Utilize a sua biblioteca digital e pesquise nos livros das disciplinas do
semestre.
Nesse mesmo sentido, atente-se às especificidades da BNCC para a atividade proposta. O
campo artístico é o espaço de circulação das manifestações artísticas em geral, contribuindo para a
construção da apreciação estética, significativa para a constituição de identidades, a vivência de
processos criativos, o reconhecimento da diversidade e da multiculturalidade e a expressão de
sentimentos e emoções. Possibilita aos estudantes, portanto, reconhecer, valorizar, fruir e produzir
tais manifestações, com base em critérios estéticos e no exercício da sensibilidade.
Área: Linguagens e suas Tecnologias
Disciplina: Língua Portuguesa
Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas
características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens
artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo
protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e
culturas. (BNCC, p. 490)
4. Após o processo de reflexão, dê início à elaboração do plano de aula, organizando-o com base
nos seguintes critérios:
• Capa e Folha de Rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição.
• Introdução: Apresentar o tema do Plano de Aula, a justificativa, os objetivos gerais e
específicos, os objetos de conhecimento a serem tratados pelo professor e o que se
pretende desenvolver no plano de trabalho. (Ao menos 1 lauda).
• Desenvolvimento: Para o desenvolvimento do trabalho, realizar:
a. Uma breve fundamentação teórica sobre o assunto, abordando a Análise do Discurso no
eu lírico, o Amor na Literatura e a Língua Portuguesa nesse contexto. Respaldar-se nas
leituras sugeridas. (Ao menos 3 laudas).
b. Você deverá, com o respaldo da discussão teórica, apresentar o plano de aula elaborado,
que leve em conta a proposta da situação-problema. Para isso, utilizar o modelo
estrutural a seguir. (Até 2 laudas)
PLANO DE AULA
Identificação da escola: Colocar o nome de uma escola fictícia.
Período de realização: Tempo em que a proposta fictícia será realizada, levando em consideração
a especificação de 2 (duas) aulas conjugadas.
Turma: 3o ano do Ensino Médio.
Cronograma de atividades: Período de realização da proposta. Pode ser apresentado em forma de
quadro.
Percurso metodológico: Descrever a(s) atividade(s) a ser(em) realizada(s) de forma detalhada.
Recursos: Apresentar os recursos materiais e didáticos necessários (Datashow, cartolina, tesoura,
revistas, textos, vídeos, entre outros). Ao optar por utilizar textos, vídeos ou imagens, colocá-los
em anexo na íntegra ou a indicação do link para acesso.
Avaliação: Descrever como a proposta será avaliada.
Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para a consulta na elaboração das propostas.
• Considerações finais: Para a finalização do texto, fazer uma retomada do tema-base, com a
síntese do posicionamento em relação à proposta elaborada. (Ao menos 1 lauda)
• Anexos e/ou apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou
registros.
• Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas.
Observação: Você pode – e deve – consultar outras fontes (textos, artigos e afins) sobre o tema, na
Biblioteca Virtual, nos materiais das disciplinas e/ou em outras fontes.