Aula prática Projetos de desenvolvimento de games
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE GAMES
Unidade: U3 _GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Aula: A3_ASPECTOS DE PRÉ-PRODUÇÃO
OBJETIVOS (campo obrigatório – exibição para todos)
Definição dos objetivos da aula prática:
1. Realizar uma pesquisa de mercado básica para o jogo.
2. Compreender as fases iniciais do planejamento de jogos.
SOLUÇÃO DIGITAL
Infraestrutura mínima necessária para execução.
• Acesso à internet para pesquisa de mercado.
• Acesso a um computador com software de gestão de projetos (Trello, Asana, etc.).
Trello
Trello é uma plataforma visual de gerenciamento de projetos que utiliza quadros, listas e cartões
para organizar tarefas e projetos. Possui uma interface intuitiva e flexível, permite a colaboração
em tempo real, facilitando o acompanhamento de atividades, prazos e responsabilidades de
forma simples.
Asana
Asana é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que facilita a organização e a
colaboração em equipe. Com recursos como tarefas, subtarefas, projetos e cronogramas,
permite o acompanhamento do progresso e prazos, promovendo comunicação clara entre os
membros da equipe.
PROCEDIMENTO PARA INSTALAÇÃO: NSA
LINK:
https://trello.com/pt-BR
https://asana.com/pt
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Público
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade nº 1 (Digital)
Atividade proposta:
Planeje o desenvolvimento de um jogo de plataforma online muito simples mas inovador, onde
o jogador controla um personagem que precisa desviar de obstáculos e atravessar um labirinto
para alcançar o final do nível. O objetivo é aplicar os conceitos de pesquisa de mercado e pré
produção em um ambiente prático. Siga o passo a passo para concluir a atividade de forma
individual.
Procedimentos para a realização da atividade:
Link do vídeo ilustrativo da aula: (NÃO OBRIGATÓRIO – APARECER QUANDO
DISPONÍVEL)
Qualquer ajuste ou alteração do procedimento poderá ocorrer, sem qualquer prejuízo na
realização da aula prática. (COMENTÁRIO SERÁ APRESENTADO APENAS NO RAP DO
ALUNO)
Passo-a-passo do procedimento para a execução da atividade/procedimento prático:
Parte 1: Pesquisa de Mercado
1. Pesquisa de Mercado em Jogos de Plataforma Online
o Objetivo: Identificar o público-alvo e as tendências de mercado para jogos de
plataforma online.
o Atividade:
▪ Escolha o gênero de jogo de plataforma com mecânica de labirinto e
obstáculos.
▪ Utilize ferramentas como Google Trends e fóruns de jogos para coletar
dados sobre o interesse do público nesse gênero. Recomenda-se
também utilizar os dados da PGB (Pesquisa Game Brasil) do ano
corrente: https://www.pesquisagamebrasil.com.br/pt/edicao-gratuita/.
▪ Documente os principais achados em um relatório de meia página.
2. Pesquisa em Pré-produção
o Objetivo: Planejar os recursos necessários e definir o escopo do projeto.
o Atividade:
▪ Liste os recursos necessários para o desenvolvimento do jogo (equipe,
ferramentas, tempo).
▪ Crie um cronograma preliminar usando um software de gestão de projetos
como Trello ou Asana.
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Público
Parte 2: Planejamento do Jogo
1. Planejamento do Conceito
o Objetivo: Definir a mecânica básica e o design do jogo.
o Atividade:
▪ Descreva o conceito do jogo, incluindo o enredo, personagens e cenário.
▪ Utilize o modelo de Game Design Document (GDD) de Steve Rabin para
estruturar o planejamento do jogo. O GDD deve conter:
▪ Visão Geral do Jogo: Descrição geral, objetivos do jogador e
resumo das mecânicas principais.
▪ Personagens: Descrição dos personagens jogáveis e NPCs.
▪ Mecânicas de Jogo: Descrição detalhada das mecânicas
principais (movimento, pulo, desvio de obstáculos, navegação no
labirinto).
▪ Níveis e Cenários: Descrição dos diferentes níveis e cenários do
jogo.
▪ Interface do Usuário: Planejamento da interface e elementos de
HUD (Heads-Up Display).
▪ Recursos Visuais e Sonoros: Lista de ativos visuais e sonoros
necessários.
2. Definição de Recursos e Cronograma
o Objetivo: Detalhar os recursos e o cronograma do projeto.
o Atividade:
▪ Liste os ativos visuais necessários (sprites, backgrounds).
▪ Liste os sons e músicas que serão utilizados.
▪ Defina um cronograma detalhado para cada fase do projeto,
considerando prazos para cada tarefa e marco.
Checklist:
Conferência dos pontos importantes que devem ser pontuados na execução da
atividade/procedimento.
• Escolher o gênero do jogo de plataforma.
• Realizar pesquisa de mercado sobre jogos de plataforma online.
• Documentar os principais achados da pesquisa de mercado em um relatório de meia
página.
• Listar os recursos necessários para o desenvolvimento do jogo (equipe, ferramentas,
tempo).
• Criar um cronograma preliminar usando Trello ou outro software de gestão de projetos.
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Público
• Descrever o conceito do jogo, incluindo enredo, personagens e cenário.
• Preencher o Game Design Document (GDD) utilizando o modelo de Steve Rabin.
• Listar os ativos visuais necessários (sprites, backgrounds).
• Listar os sons e músicas necessários.
• Definir um cronograma detalhado.
• Revisar e ajustar o planejamento conforme necessário.
• Preparar todos os documentos e materiais para entrega.
RESULTADOS
Resultados de Aprendizagem:
Espera-se que ao final desta aula pràtica o aluno tenha desenvolvido:
• Habilidade de realizar uma pesquisa de mercado para jogos.
• Conhecimento das fases iniciais de planejamento de jogos.
ESTUDANTE, VOCÊ DEVERÁ ENTREGAR
Descrição orientativa sobre a entregada da comprovação da aula prática:
• Relatório de pesquisa de mercado (meia página).
• Game Design Document (GDD) completo.
• Cronograma preliminar detalhado.
• Lista detalhada de recursos necessários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Descrição (em abnt) das referências utilizadas
RABIN, Steve. Introdução ao Desenvolvimento de Games – Volume 1 – Entendendo o
universo dos jogos – Tradução da 2ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning,
2011.
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