Aula prática Desenvolvimento de aplicações IOS
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES IOS
Unidade: U2 _ ARQUITETURA COMPUTACIONAL DA SWIFT
Aula: A4_ APLICAÇÃO OO IOS
Tempo previsto de execução de aula prática: 2h
OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
Saber aplicar os conceitos da Orientação a Objetos com a Linguagem Swift.
INFRAESTRUTURA
Instalações – Materiais de consumo – Equipamentos:
NOME DO LABORATÓRIO
• Laboratório de Informática
Equipamentos:
• Computador.
~ 1 unid. 1 aluno
SOLUÇÃO DIGITAL
• Repl.it
Ambiente de desenvolvimento online que suporta várias linguagens, incluindo Swift. Você pode
escrever e executar código Swift diretamente no navegador.
https://replit.com/languages/swift
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade no 1
Atividade proposta:
Desenvolva um sistema simples de gerenciamento de uma biblioteca digital. Nesta biblioteca,
temos livros, autores e usuários que podem pegar emprestado ou devolver livros.
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Requisitos
• Classe Livro:
Propriedades:
titulo (String)
autor (Autor)
anoPublicacao (Int)
disponivel (Bool)
Métodos:
emprestar() – Define a propriedade disponivel como false.
devolver() – Define a propriedade disponivel como true.
• Classe Autor:
Propriedades:
nome (String)
nacionalidade (String)
anoNascimento (Int)
• Classe Usuario:
Propriedades:
nome (String)
email (String)
livrosEmprestados ([Livro])
Métodos:
pegarEmprestado(livro: Livro) – Adiciona o livro à lista livrosEmprestados do usuário, se
o livro estiver disponível, e chama o método emprestar() do livro.
devolverLivro(livro: Livro) – Remove o livro da lista livrosEmprestados do usuário e
chama o método devolver() do livro.
Atividades:
• Implemente as classes Livro, Autor e Usuario conforme descrito acima.
• Crie uma instância de pelo menos dois autores.
• Crie uma instância de pelo menos três livros, associando-os aos autores criados.
• Crie uma instância de pelo menos dois usuários.
• Realize operações de empréstimo e devolução de livros para verificar o funcionamento
correto do sistema
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Checklist:
• Utilizou corretamente a linguagem Swift;
• Aplicou os conceitos do Paradigma Orientado a Objetos.
RESULTADOS
Resultados de Aprendizagem:
Saber aplicar os conceitos da Orientação a Objetos com a linguagem Swift.
ESTUDANTE, VOCÊ DEVERÁ ENTREGAR
Descrição orientativa sobre a entregada da comprovação da aula prática:
O código Desenvolvido
Unidade: U4 _ DESENVOLVENDO PROJETOS COM SWIFT
Aula: A3_ PROCESSAR E POTENCIALIZAR DADOS
Tempo previsto de execução de aula prática: 2h
OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
Saber aplicar a manipulação de dados com a linguagem Swift.
INFRAESTRUTURA
Instalações – Materiais de consumo – Equipamentos:
NOME DO LABORATÓRIO
• Laboratório de Informática
Equipamentos:
• Computador.
~ 1 unid. 1 aluno
SOLUÇÃO DIGITAL
• Repl.it
Ambiente de desenvolvimento online que suporta várias linguagens, incluindo Swift. Você pode
escrever e executar código Swift diretamente no navegador.
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https://replit.com/languages/swift
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade no 1
Atividade proposta:
Desenvolva um pequeno sistema de gerenciamento de inventário para uma loja de eletrônicos.
O objetivo é criar uma aplicação que gerencie uma lista de produtos, permitindo adicionar novos
produtos, calcular o valor total do inventário, e listar os produtos que estão abaixo de uma
determinada quantidade em estoque.
Requisitos
Criação da Estrutura de Dados:
Crie uma estrutura Produto com as seguintes propriedades:
nome (String)
quantidade (Int)
preco (Double)
Manipulação de Dados:
Implemente uma classe GerenciadorDeInventario que gerencie a lista de produtos. Essa classe
deve ter métodos para:
adicionarProduto(produto: Produto) – Adiciona um novo produto à lista.
calcularValorTotal() -> Double – Calcula e retorna o valor total do inventário.
listarProdutosAbaixoDe(quantidade: Int) -> [Produto] – Retorna uma lista de produtos
com quantidade abaixo do valor especificado.
Exibição de Dados:
Adicione um método exibirInformacoesProduto(produto: Produto) na classe
GerenciadorDeInventario que exibe o nome do produto, a quantidade em estoque e o
preço.
Atividades:
• Crie um novo projeto no Replit com a linguagem Swift.
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• Implemente a estrutura Produto e a classe GerenciadorDeInventario.
• Crie uma instância de GerenciadorDeInventario e adicione pelo menos três produtos
com diferentes quantidades e preços.
• Utilize os métodos da classe GerenciadorDeInventario para calcular o valor total do
inventário, listar os produtos com quantidade abaixo de um determinado valor e exibir as
informações de cada produto.
• Utilizou corretamente a linguagem Swift;
• Aplicou os conceitos de manipulação de dados.
Resultados de Aprendizagem:
Saber implementar manipulação de dados com a Linguagem Swift.
ESTUDANTE, VOCÊ DEVERÁ ENTREGAR
Descrição orientativa sobre a entregada da comprovação da aula prática:
Código com o problema resolvido.
Aula prática Desenvolvimento de aplicações IOS