Atividade prática Design para mídias digitais II
OBJETIVOS
A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos:
– Desenvolver pesquisa sobre o cliente;
– Analisar aplicativos de celular voltados para o ramo de alimentação;
– Desenvolver layout de aplicativo baseado no conceito de User interface.
RECURSOS
Computador com acesso à internet e ao ambiente virtual.
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Atividade proposta
Após uma pesquisa de satisfação com o cliente, a rede de pizzaria Domino’s
(https://www.dominos.com.br/) contratou você para desenvolver um novo aplicativo de
celular com uma interface mais simples e agradável de se utilizar.
Você deverá desenvolver um aplicativo de celular que possa auxiliar a marca na
resolução desse problema e ainda auxiliar no aumento de vendas, com base nos
conceitos de User interface. Segundo o site Alpha Code1
, os pontos fundamentais são:
• “proporcionar clareza sobre os elementos, especialmente quando se trata de
cliques e seleções;
• utilidades voltadas para a objetividade;
• diminuir os campos de preenchimento em formulários, se possível;
• deixar as informações claras e nada às escondidas;
• organizar a volta do usuário para a página anterior sem que isso signifique sair
do aplicativo e retornar com a senha novamente;
• agrupar as informações de acordo com o objetivo e não deixar nada fragmentado,
evitando, assim, a dificuldade de navegação por usuário menos experientes;
• posicionar as chamadas para ação em locais com maior conversão de cliques,
sempre com o objetivo de aumentar a interação”.
Para isso, você deverá realizar os seguintes procedimentos de projeto.
Procedimentos para a realização da atividade
1) Realize um levantamento histórico e conceitual sobre a marca Domino’s, sua
origem, público alvo, tipos de produtos, produtos de destaque, entre outras
características. Após isso, documente essas informações em um memorial.
2) Baixe o aplicativo de e-commerce da Domino’s em seu celular, analise-o
criticamente e identifique os seus pontos positivos e negativos que necessitam de
mudanças.
1 https://site.alphacode.com.br/design-de-aplicativo
3) Também, analise criticamente mais dois aplicativos de concorrentes ou de outras
empresas de alimentação que utilizam aplicativos para a venda de seus produtos.
Para facilitar, crie uma tabela com todas essas informações (item 1 e 2).
4) Agora você deverá criar um layout com a nova identidade do aplicativo. Você está
livre para utilizar qualquer software (Power Point, Canva, desenvolvedor de app,
etc). O objetivo é demonstrar o novo visual e com explicações necessárias de como
isso poderá facilitar a usabilidade para o cliente. Demonstre desde a capa, etapa de
acesso, escolha da mercadoria e finalização do pedido. Como exemplo, temos a
proposta do designer Alberto Pinto Neto para reformular o app do Nubank
(https://portaldobitcoin.uol.com.br/designer-cria-novo-layout-para-app-do-nubanke-viraliza-no-linkedin/):
5) Ao final, você deverá criar uma apresentação (utilizando por exemplo Power Point),
para demonstrar aos clientes os principais pontos abordados, as mudanças
realizadas e o conceito utilizado. Nesta apresentação você deverá utilizar as
imagens criadas do seu novo app e com um texto que justifique suas ações e
escolhas.
6) Após esse processo, você deverá postar o material, contendo:
a) Material textual com as análises e levantamentos realizados nas etapas 1,
2 e 3 (até 5 laudas A4 em PDF).
b) De 03 (três) a 05 (cinco) pranchas em formato A4, em PDF, apresentando
os materiais gráficos em questão e comentários.
Para uma melhor orientação sobre o processo de desenvolvimento da sua
atividade prática, aponte o seu celular para o QRCode a seguir e ouça o PodCast:
Checklist
Principais etapas para a completude da atividade prática:
– Reflexão sobre o cliente.
– Pesquisa de exemplos de cases.
– Explorar e compreender aspectos inerentes a criação de Apps.
RESULTADO
Entrega de um arquivo em PDF, arquivo único, com a identificação do aluno, que
contemple todas as etapas da atividade prática, conforme apresentado no checklist