Projeto de extensão II Jogos Digitais
CURSO: | ||||||||||
CST EM JOGOS DIGITAIS | ||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO II – JOGOS DIGITAIS | ||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||||||||
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE. | ||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||||||||
O programa de extensão voltado a sustentabilidade no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais tem por finalidade prover a conscientização acerca da coleta seletiva de lixo. Com isso, as atividades de extensão universitária devem estar relacionadas no desenvolvimento de jogos digitais que possa de alguma forma servir como ferramenta de orientação aos temas de meio ambiente e preservação ambiental. A atividade após desenvolvida, pode ser disponibilizada para: escolas, parque infantil, ONGs, secretaria de educação, bibliotecas, entre outros locais. | ||||||||||
COMPETÊNCIAS: | ||||||||||
I – Avalia, seleciona e utiliza metodologias, tecnologias e ferramentas para o desenvolvimento de jogos digitais;
II – Elabora e desenvolve roteiros, cenários, personagens e mecânicas para jogos digitais adequados às plataformas selecionadas; III – Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação. |
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PERFIL DO EGRESSO: | ||||||||||
O perfil do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais foi idealizado pela IEs a fim de formar um profissional atualizado, criativo e atento as novas tendências e tecnologias. A atuação na extensão acadêmica frente ao programa de sustentabilidade, demonstra habilidades e competências para desenvolver soluções educativas e orientativos por meio de tecnologias de desenvolvimento de jogos. Além de proativo para busca na resolução de problemas, deve ser capacitado para o exercício de suas atribuições, provendo a transformação da sociedade, pautado nos princípios éticos e moral. | ||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||||||||
Planejamento e organização Análise e resolução de problemas Aprendizado Ativo |
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||||||||
O objetivo da extensão universitária no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais no contexto do programa de sustentabilidade visa a aplicação prática dos conhecimentos relacionados no desenvolvimento de jogos a favor da conscientização ambiental e ecológica. | ||||||||||
CONTEÚDOS: | ||||||||||
I – Algoritmos e Estruturas de Dados;
II – Interação Homem-Computador; III – Lógica e Matemática Discreta; IV – Fundamentos e Técnicas de Programação; V – Paradigmas de Linguagens de Programação; VI – Inteligência Artificial; VII – Bancos de Dados; VIII – Sistemas Operacionais; IX – Redes de Computadores; X – Segurança da Informação. |
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INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||||||||
RABIN, Steve. Introdução ao desenvolvimento de games: vol. 1: entendendo o universo dos jogos. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
ANDALÓ, Flávio. Modelagem e animação 2D e 3D para jogos. São Paulo : Érica, 2015. SILVA, Gabriel Fonseca… [et al.]. Game design. Porto Alegre : SAGAH, 2021. |
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RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
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DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
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Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
Conclusão: | ||||||||||
Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
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DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
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AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
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2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
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3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
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4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
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5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
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6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
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7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão.
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