PORTFÓLIO DOENÇA OBSTRUTIVA CRÔNICA E A ATUAÇÃO FARMACÊUTICA
CURSO: FARMÁCIA
SEMESTRE: 2° e 3°
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Um paciente do sexo masculino, 57 anos, hipertenso e tabagista desde os 18 anos (fumante de cerca de 20 cigarros por dia), relatou dispneia aos pequenos esforços e tosse produtiva crônica com início há dois anos. Na última semana, observou acentuação da dispneia e da tosse com expectoração purulenta. Não apresentava febre e nem dor torácica. Ainda durante a anamnese o paciente comentou que é hipertenso há dez anos e faz uso de besilato de anlodipino 5mg/ 1x dia e furosemida 40 mg/ 2x dia. Também faz uso da sinvastatina 10 mg/1x ao dia para controle da hipercolesterolemia. No exame físico, verificou-se a frequência respiratória de 22 rpm, respiração com lábios semicerrados, aumento do diâmetro anteroposterior do tórax, hipersonoridade à percussão e alguns sibilos expiratórios na ausculta. Após alguns exames laboratoriais e realização de espirometria, o paciente foi diagnosticado com doença obstrutiva crônica (DPOC), sendo indicado o uso de xinafoato de salmeterol/2x dia. O paciente foi encaminhado para a UBS do seu bairro para que pudesse iniciar sua terapia farmacológica para DPOC e dar continuidade ao tratamento para hipertensão e hipercolesterolemia. Ao procurar a farmácia da UBS, a farmacêutica informou que o xinafoato de salmeterol e a sinvastatina estavam em falta na farmácia e que somente seria dispensado o besilato de anlodipino e a furosemida. Baseado na situação geradora descrita acima produza um texto que aborde todos os tópicos mencionados abaixo:
Para isso, busque soluções para os problemas apresentados a seguir, mas, lembrem-se de que TODOS os Desafios propostos devem ser respondidos fazendo articulações com a situação geradora de aprendizagem apresentada e a respectiva teoria. Logo, é fundamental apresentar poder argumentativo e boa fundamentação das justificativas.
DESAFIOS PROPOSTOS
Desafio 1
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) engloba dois tipos de doença obstrutiva que acometem as vias aéreas: o enfisema, caracterizado pelo alargamento dos espaços aéreos e destruição do tecido pulmonar, e a bronquite obstrutiva crônica, que resulta em aumento da produção de muco, obstrução das vias respiratórias menores e tosse crônica. A causa mais comum da DPOC é o tabagismo, embora haja outras causas e fatores predisponentes envolvidos. Nesse contexto, explique quais são os efeitos do fumo no tecido pulmonar que propiciam o desenvolvimento do enfisema na DPOC.
Desafio 2
A hipercolesterolemia corresponde ao aumento dos níveis de colesterol no sangue. Pensando no exposto, descreva sucintamente a função e a importância que o colesterol desempenha no organismo.
Desafio 3
O paciente foi encaminhado para a farmácia da UBS do seu bairro para que pudesse iniciar a sua terapia farmacológica. Considerando o exposto responda: a) O medicamento utilizado para o tratamento da DPOC, o xinafoato de salmeterol na apresentação de aerossol bucal 50 mcg está disponível na UBS para ser dispensado para o paciente? Justifique.
b) Explique quais são as etapas que ocorrem para que os medicamentos possam estar disponíveis no SUS e acessível à população?
Desafio 4
A cada respiração, inalamos vários microrganismos, portanto, o trato respiratório superior é a principal porta de entrada de patógenos. Na realidade, as infecções do sistema respiratório são o tipo mais comum de infecção e estão entre as mais nocivas.
a) Considerando a situação apresentada, há algum indício de que o paciente pode apresentar uma infecção bacteriana do trato respiratório? Justifique.
b) Explique qual é a relação das infecções do trato respiratório como um fator de risco para o desenvolvimento da DPOC?
Desafio 5
Na disciplina de Farmácia e Profissão você aprendeu conceitos fundamentais para o exercício da profissão do farmacêutico. Tomando como base os conceitos aprendidos, podemos classificar o xinafoato de salmeterol como remédio ou medicamento? Essas palavras podem ser utilizadas como sinônimos? Justifique suas respostas.
Portfólio Doença obstrutiva crônica e a atuação farmacêutica